terça-feira, 14 de setembro de 2010

Relatório 2005

I. Apresentação


O presente relatório mostrará o andamento da Pastoral Familiar no ano de 2005.

A Pastoral Familiar desenvolveu várias ações, formações, encontros nas Capelas, nas Igrejas, nos bairros etc. Entre todas as ações feitas e realizadas pela Pastoral o mais importante entre elas foi a continuação das orientações matrimoniais para os casais que iriam casar.

II. Desenvolvimento das Atividades
- Momentos fortes da Pastoral Familiar

Dia 11 de fevereiro de 2005, Dia Nacional do Doente, a Pastoral Familiar organizou a Missa para os doentes e idosos, na Igreja de São Benedito. Neste dia foi distribuído para as pessoas presentes alguns materiais, tais como: pasta para reumatismo etc.

Dia 22 de fevereiro às 20:00 h houve a implantação da Pastoral Familiar na comunidade do Riozinho, na ocasião houve palestra do Pe. Afonso com o tema Espiritualidade Conjugal.

Dia 27 de fevereiro, espiritualidade na comunidade do Alegre, tema: Família Unida, paz em casa. Início às 08:00 h e às 08:30 h palestra sobre o tema da Campanha da Fraternidade: “Felizes os que promovem a Paz, explanada pela Profª. Socorro Teixeira, às 10:00 h palestra cujo tema: Família unida, paz em casa, explanada pelo Sr. João.

Dia 16 de março às 19:00 h noitada da Pastoral Familiar na Festividade do Alegre, missa organizada pelos membros da Pastoral Familiar.

No dia 21 de março na Igreja Nossa Senhora do Rosário houve uma Espiritualidade para os membros da Pastoral Familiar e ECC. O tema da espiritualidade foi Semana Santa e Engajamento administrada pelo Pe. Afonso.

No dia 24 de abril às 08:00 h na capela Nossa Senhora da Glória, comunidade do Taira, houve Espiritualidade, cujos temas: Pentecostes; Harmonia Conjugal; Engajamento e foram desenvolvidos pela Ir. ...

No dia 01 de maio aconteceu em Bragança o Congresso do Apostolado e comemoração dos 40 anos de sacerdócio de D. Luiz Fernando, a Pastoral Familiar colocou uma barraca para vendas de comidas e bebidas não alcoólicas.

No dia 11 de junho às 19:30 h, na comunidade do Jiquiri, realizou-se o IV Encontrão dos Namorados, na ocasião houve duas palestras uma explanada pelo Pe. Afonso e a outra pelo Sr. Vanderlan. Teve também a execução de várias brincadeiras típicas.

No dia 01 de julho a Pastoral Familiar ficou encarregada da adoração do Santíssimo durante o Cerco da Misericórdia, das 24:00 h às 02:00 h.

No dia 05 de julho a Pastoral Familiar ficou encarregada da adoração do Santíssimo durante o Cerco da Misericórdia, das 10:00 h às 12:00 h.

No dia 25 de agosto na Igreja Nossa Senhora do Rosário houve Missa/Espiritualidade para os membros da Pastoral Familiar, na ocasião Pe. Gerenaldo apresentou um novo grupo da Pastoral da Juventude da comunidade da Aldeia e um casal oriundo de São Miguel do Guamá para fazer parte da Pastoral Familiar e ECC.

No dia 22 de agosto na capela Santa Rita de Cássia, comunidade do Cereja, aconteceu a implantação da Pastoral Familiar.

Dia 23 de agosto na capela Santa Teresinha, comunidade do Riozinho, houve pela segunda vez a implantação da Pastoral Familiar, uma vez que a implantação do dia 22 de fevereiro não obteve continuação.

Dia 26 de agosto, às 20:00 h, na capela São José, comunidade do Alegre, aconteceu a implantação da Pastoral Familiar, ficando as reuniões semanais às segundas-feiras.

Do dia 14 ao dia 16 de outubro, em São Miguel do Guamá, aconteceu o IX Congresso Diocesano da Pastoral Familiar, cujo tema: ..., para este congresso foram enviados 08 casais da paróquia Nossa Senhora do Rosário

No dia 14 de novembro na igreja Nossa Senhora do Rosário, às 16:00 h, a Pastoral Familiar juntamente com o ECC fizeram homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.

Dia 19 de novembro a Pastoral Familiar organizou e participou de uma adoração ao Santíssimo na igreja de São Benedito, juntamente com outros grupos da paróquia, em seguida saiu em procissão até o Palácio Episcopal onde houve a santa missa em comemoração ao Jubileu de Prata da Diocese e ordenação de 02 diáconos.

Dia 04 de dezembro houve na igreja Nossa Senhora do Rosário missa, em ação de graças aos 5 anos da Pastoral Familiar, organizada pela Pastoral Familiar, na ocasião houve a apresentação da nova coordenação para a assembléia. Logo após a missa houve um coquetel no Auditório Paroquial.

- Encontros de formações

Dia 21 de abril às 19:30 h na Sala do Apostolado houve com o Pe. Gerenaldo Messias o Encontro de formação dos agentes do Pré-matrimônio.

27 de abril Encontro de formação dos agentes do Pré-matrimônio, com Pe. Gerenaldo Messias.

Dia 07 de agosto no Auditório Paroquial, das 07:30 às 13:30 h, houve o I Encontro de Formação para Agentes da Pastoral Familiar.

Dia 27 de novembro no Auditório Paroquial, das 07:30 às 17:30 h, houve o II Encontro de Formação para Agentes da Pastoral Familiar e eleição da nova coordenação, o resultado desta eleição foi: para Coordenadores paroquiais – Antonio Lourival dos Reis Castro e Regivalda Mescouto Castro; para Vice-Coordenadores paroquiais – Alexandre Augusto dos Reis Castro e Maria Madalena Ramos Castro; para Secretários – Nélio Fernando Brito Cunha e Maria do Socorro Sousa da Silva; para Finanças – Raimundo Rodrigues da Silva e Margarete dos Santos Silva.

- Casamentos organizados pela Pastoral Familiar

14 de maio às 19:30 h na comunidade do Cereja realizou-se o casamento comunitário de 06 casais, esses casais foram orientados pelos agentes da Pastoral Familiar e organização da Missa foi feita pelos agentes da Pastoral Familiar.

Dia 25 de junho às 19:00 h, na comunidade da Aldeia, houve a realização do casamento comunitário da Festividade de São Pedro, com 03 casais orientados pela Pastoral Familiar.

No dia 13 de agosto na capela Nossa Senhora da Glória, houve o casamento comunitário de 04 casais, estes orientados pela Pastoral Familiar.

No dia 23 de setembro, na Capela Santa Teresinha, bairro do Riozinho houve a realização do casamento de 04 casais

No dia 30 de dezembro na Igreja Nossa Senhora do Rosário, houve o casamento comunitário de 06 casais, sendo 04 do ECC e 02 casais que não fazem parte do ECC, todos orientados pela Pastoral Familiar.

Fora estes casamentos realizados durante as festividades das comunidades de nossa cidade, a Pastoral Familiar participou, no que diz respeito à orientação matrimonial, de vários casais que deram-se em matrimônio nos meses do ano. Sendo que durante o ano os agentes do Pré-matrimonial orientaram cerca de 100 casamentos.

III. Finanças: despesas e receitas
Para podermos comprar alguns materiais necessários para o andamento de nossas atividades tivemos que, primeiramente, criar uma caixinha onde cada integrante da pastoral colocaria nas reuniões a quantia que pudesse, fizemos também promoções, sorteios entre os participantes, colocamos barracas durante 7 de setembro, no congresso do apostolado, nos 25 anos da Diocese, na festividade de São Benedito e em outras ocasiões. O dinheiro adquirido foi empregado na aquisição de alguns materiais inclusive na compra de uma barraca de ferro – que será usada nas festividades das comunidades, utilizamos também para ajudarmos no aluguel do ônibus que levou os casais da pastoral para o IX Congresso Diocesano da Pastoral Familiar em São Miguel do Guamá, também investimos nas compras de camisas de uniformes da pastoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário